Vereadores de Timóteo vão à ALMG para fortalecer debate sobre emaranhado de fios e cabos em postes

por Leonardo Torrezani publicado 16/08/2023 22h25, última modificação 16/08/2023 22h25

Os vereadores de Timóteo estiveram, na tarde desta quarta-feira (16), em Belo Horizonte, numa audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dando continuidade ao trabalho de debate de um problema que afeta a paisagem e a segurança em várias cidades de Minas Gerais: o emaranhado de fios inutilizados nos postes

O objetivo do encontro foi ampliar as visões de como esse cenário de fios de eletricidade e cabos de telefonia e de serviço de internet dispostos de forma desorganizada, pode causar riscos à população. Dessa forma, os vereadores pretendem fortalecer o que preconiza o projeto de lei 4509 que versa uma solução para essa questão, contribuindo assim não só com o município de Timóteo, mas também com muitos outros que convivem com a mesma realidade.

Esse projeto de lei que obriga a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica, no caso a Cemig, a realizar o alinhamento e retirada dos fios inutilizados nos postes e a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, para queprovidenciem tais serviços, foi aprovado em primeira e segunda votações esse mês e está já na fase de aprovação da redação final.

O presidente da Câmara de Timóteo, Reygler Max e o vereador requerente da audiência, Adriano Alvarenga compuseram a mesa de autoridades presentes. Os vereadoreBeto do Estofamento e Geraldo Gualberto também marcaram presença nessa audiência.

Foi um momento ímpar, pois com essa audiência pública tivemos oportunidade de discutir com diversas autoridades e representantes da Cemig, Anatel onde pudemos mostrar a insatisfação com a poluição visual na nossa cidade e principalmente os riscos à população com esses cabeamentos soltos. Saímos daqui com diversos requerimentos elaborados que vão ser apresentados na comissão na Assembléia Legislativa, com o compromisso firmado pelo representante da Cemig e dos parlamentares de fazer um levantamento dos pontosmais críticos e fazer uma força tarefa pra dar uma resposta imediata à população de Timóteo”, falou com satisfação o presidente do Legislativo de Timóteo.

O vereador Adriano Alvarenga falou da expectativa de um plano piloto na cidade de Timóteo sobre a solução desse problema. “Foi oportuno estarmos aqui hoje, onde tivemos a representação da diretoria da Cemig, da Anatel, da Abrint (Associação do Provedores de internet e Telecomunicações) e pudemos externar a nossa insatisfação com o que vem acontecendo nos municípios, quando a Cemig como concessionária da nossa cidade, não cumpre com sua responsabilidade de fiscalizar para que a rede elétrica pudesse estar totalmente ordenada. Esses requerimentos que serão elaborados pedem respostas à Cemig sobre essa preocupante realidade de poluição visual e risco de acidentes.Temos também várias operadoras clandestinas com cabos e a Cemig inerte a tudo isso. Então desejamos um plano de ação para acabar com esse cenário que prejudica nossa populaçãoque se estenda a todo nosso estado mineiro”, ressaltou Alvarenga.