Câmara recebe bençãos na primeira ordinária do ano

por comunicacao — publicado 03/02/2015 14h06, última modificação 17/02/2016 17h10
02/02/2015

Foi realizada nessa segunda-feira (02), a primeira reunião ordinária de 2015 da Câmara de Timóteo. A nova mesa diretora do biênio 2015-2016, composta pelo presidente Moacir de Castro,  1º vice-presidente Waldimir Careca, 2º vice-presidente João de Souza Natinho, 1º secretário Adriano Alvarenga e 2º secretário Reginaldo da Fast, deu início aos trabalhos. O presidente ressaltou os objetivos da gestão: “Faremos uma gestão pautada na transparência, inovação, harmonia, valorização do servidor e nos anseios da comunidade. Vale a pena a luta”, disse Moacir.

A Polícia Militar marcou presença com a execução do hino nacional pelo sargento Émerson Bernardes e com uma palestra sobre “A participação da sociedade no contexto da segurança pública”, ministrada pelo comandante da 85º Companhia de Polícia Militar, Major Luiz Carlos Ribeiro Magalhães. O comandante elogiou o tema escolhido pela mesa diretora. “A violência hoje nos aprisiona, está cada vez mais presente no nosso cotidiano”, disse Magalhães.

Bençãos
A reunião recebeu também um momento religioso para abençoar a Casa. O padre Dirceu Pacífico e o pastor José Pinto de Resende Filho fizeram considerações sobre o trabalho dos vereadores. “Renovação é sempre importante. Olhem para as questões da segurança pública, da invasão do Jardim Vitória, para a Educação. Ainda há tempo. Olhem para esse povo sofrido. Cuidem do setor social e do desenvolvimento da nossa cidade. Espero que façam um bom trabalho. Pensem nos pobres e na periferia”, pediu o padre. O pastor chamou a atenção dos vereadores para o dia a dia: “Na política temos que tomar muito cuidado porque muitos aproximam por interesse. Prestem seus ouvidos aos bons conselheiros e aos que querem o bem. Não quebrem jamais a aliança que fizeram com a comunidade de Timóteo”, disse o pastor.

A reunião contou ainda com a presença de autoridades políticas como o prefeito de Timóteo Keisson Drumond e o deputado estadual Celinho do Sintrocel, presidentes de associação de bairros, policiais militares e público em geral.

Homenagem
Durante a ordinária, três mulheres do Legislativo foram homenageadas e receberam flores. A servidora com maior tempo de serviço (30 anos), Maria das Dores Fernandes Silva Abraão. E as duas únicas vereadoras representantes do sexo feminino na política timotense: Virgínia Scarpatti que acumula seis mandatos consecutivos e Guaraciaba Gomes com três mandatos, em todos eles Guaraciaba exerceu o cargo de presidente da Câmara.

Pauta
Os vereadores  aprovaram por unanimidade os requerimentos e moções presentes na ordem do dia.  Também constituíram as comissões especiais para a apreciar os seguintes vetos do Executivo:

-Veto Total, de 28 de janeiro ao projeto de Lei nº 3.835, de 1º/12/2014, que “Autoriza o Executivo Municipal a conceder incentivo fiscal a pessoa física e jurídica que promova a instalação de câmeras de monitoramento defronte ao seu respectivo imóvel e dá outras providências”;
-Veto Total de 28 de janeiro de 2015 ao Projeto de Lei nº 3.826, de 1º/12/2014, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder isenção e remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU às pessoas que menciona e dá outras providências”;
-Veto Total de 28 de janeiro de 2015 ao Projeto de Lei nº 3.839, de 11/12/2014, que “Autoriza o Executivo Municipal a proceder à desafetação da área pública que especifica e a concessão de direito real de uso ao Senhor Vicente Bibiano de Assis”;
-Veto Parcial, de 28 de janeiro de 2015, ao Projeto de Lei nº 3.841, de 16/12/2014, que “Fixa o piso salarial profissional municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às endemias e dá outras providências”.