Vereadores participam de audiência pública sobre plano diretor

por Sabrina Costa Dias publicado 28/10/2022 09h54, última modificação 28/10/2022 09h54

Vereadores de Timóteo participaram, na noite desta quinta-feira (27/10), de uma audiência pública para apresentação da minuta do projeto de lei sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Timóteo. A reunião foi promovida pelo Executivo Municipal, no auditório da prefeitura.“Todas as diretrizes abordadas no Plano Diretor são necessárias para que nossa cidade  possa se desenvolver de forma segura e apropriada. Esperamos que, com a participação efetiva da população, de todos os segmentos, possamos construir uma proposta que seja propícia ao desenvolvimento de nossa cidade”, ponderou o vereador Adriano Alvarenga.

Em seu discurso, o prefeito municipal Douglas Willkys, destacou a responsabilidade de discutir a revisão do Plano Diretor. “Estamos há muito tempo com um instrumento desatualizado, que precisa ser modernizado. Isso dificultou o crescimento de nossa cidade nos últimos anos e impediu a concretização de grandes investimentos. Estamos trabalhando para construir um projeto para a cidade, que permita seu crescimento sustentável, sem prejudicar a qualidade de vida. E a presença maciça dos vereadores mostra o cuidado que eles estão tendo com essa discussão”, avaliou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Raimundo Nonato. “A necessidade da revisão do Plano Diretor é urgente. A última foi realizada em 2004, há quase 20 anos. Timóteo precisa desta nova legislação, que está sendo muito discutida com a comunidade”, observou.

Votação

Entre os vereadores que estiveram presentes, a avaliação foi a mesma: a participação na audiência desta quinta trará mais segurança na hora de votar a matéria. “Tivemos a oportunidade de conhecer as principais reivindicações da população e ouvir a explicação dos técnicos, o que nos possibilita estar mais capacitados para votar a matéria da melhor forma possível”, pontuou Vinicius Bim.

Já o vereador Brinell Tozzati ressaltou a qualidade da equipe que desenvolveu a minuta do projeto de revisão do Plano Diretor de Timóteo. “O corpo técnico aqui presente é muito qualificado. É muito importante acompanhar todos os trabalhos e analisar as propostas pré-estabelecidas para que possamos votar esse projeto com tranquilidade”, destacou.

Após a conclusão da revisão do Plano Diretor pelo Executivo, a proposta será encaminhada para a Câmara de Timóteo.

Plano Diretor

O Plano Diretor Participativo orienta o crescimento do município, norteando as ações urbanísticas a fim de criar condições para o desenvolvimento harmônico dos espaços urbanos e rurais.

O processo de revisão do Plano Diretor Participativo teve início em novembro de 2019. Foram realizadas audiências nas diversas regionais para que a comunidade pudesse  participar  ativamente, indicando as possibilidades e necessidade  de cada local. Durante a pandemia da Covid-19, o processo foi paralisado.