Vereadores de Timóteo se reúnem em comissões e reunião extraordinária

por layara — publicado 26/07/2019 15h07, última modificação 26/07/2019 15h07

A Câmara de Timóteo realizou na tarde de hoje (26/07), reunião extraordinária para votação única e redação final do Projeto de Resolução nº 471, que trata sobre o quadro de pessoal da Câmara Municipal de Timóteo. A matéria traz adequações à estrutura administrativa do Legislativo, tendo em vista a realização de concurso público previsto para este ano.

Além da proposta, outros quatro projetos estavam em pauta na reunião de comissões realizada na tarde de ontem (25/07). Destas, somente teve aprovação o substitutivo 01 ao projeto de lei nº 4.201, de 26 de março de 2019, que estabelece normas para regulação e implantação de condomínios de lotes no município de Timóteo.

Antes de ser apreciada pelas comissões, a matéria passou por amplo debate por uma comissão multidisciplinar, constituída por vereadores, representantes da Prefeitura de Timóteo, corretores imobiliários e empresários do ramo da construção civil. Do debate foram propostas cerca de 20 emendas e, a partir de um consenso da comissão, foi sugerido ao Executivo o envio de um texto substitutivo.

Vista

Um dos projetos discutidos em comissão teve pedido de vista do vereador Adriano Alvarenga concedido pelo presidente da Casa, Professor Diogo. Trata-se de matéria de cunho autorizativo, que possibilita ao município de Timóteo requerer um empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da ordem de 3 milhões de reais (PL 4.210, de 15/07/19).

Conforme o Executivo, os recursos serão investidos no imóvel do CMEI, onde atualmente funciona a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a secretaria de Educação (antigo colégio Macedo Soares, no Centro Norte), e nas obras das unidades de saúde dos bairros Ana Rita e Limoeiro que estão paradas desde 2015.

O prazo de vista termina na próxima segunda-feira (29/07), e está marcada uma reunião de comissões na quinta-feira (01/08), às 14h, para discutir a matéria. “Não pretendemos, de forma alguma, atrasar os planos do Executivo acerca deste tema, mas temos que ter responsabilidade para votar o projeto. Para isso, nós, vereadores, precisamos dos dados necessários para uma análise mais cautelosa”, esclareceu o presidente da Casa.

Retirados

Duas outras matérias foram retiradas de pauta. Um deles é o projeto de lei 4.207, de 17 de junho de 2019, que dispõe sobre quadro de cargos e coordenadorias das unidades básicas de saúde (UBS) de Timóteo. O projeto cria cargos de coordenadores em cada uma das UBS’s do município.

O outro projeto retirado de pauta foi o que traz uma alteração no Plano Diretor do Município de Timóteo (PL 4.208), no que se refere à área mínima nas chácaras localizadas na zona de preservação relativa (ZP1). A legislação atual prevê 10 mil metros quadrados; já o PL em questão propõe a redução para mil metros quadrados. A matéria é assinada pelo vereador Moacir de Castro.

Hospital

O Hospital e Maternidade Vital Brazil também foi pauta da reunião de comissões realizada na tarde desta quinta-feira (25). A convite do Legislativo, o diretor administrativo, Giovani Freitas, foi à Câmara para esclarecer a situação atual do hospital, no que se refere à suspensão parcial do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, 80% dos atendimentos mensais no hospital são pelo SUS.

Ele explicou que, para receber esses pacientes, foi assinado um contrato com o governo do estado de Minas Gerais em 2016, para repasse de recursos da ordem de R$1,2 milhões/mês. Parte destes recursos viriam do próprio estado, e outra, do governo federal. “Contudo, não estamos recebendo esse recurso em sua totalidade. O estado tem nos repassado 75% do valor (aproximadamente R$993 mil). A dívida para com a instituição já ultrapassa os R$2,2 milhões”.

Para Professor Diogo, cabe ao Legislativo, nestes casos, atuar como um mediador. “Uma comitiva composta pelos vereadores Adriano Alvarenga, Binha e Alexandre Maria, juntamente com o gabinete do deputado estadual Celinho do Sinttrocel, buscará uma mediação junto ao governo do estado, para ver o que pode ser feito”, informou. A reunião já está marcada para a próxima terça-feira (30), na capital mineira.