Presidente da Câmara Faz Balanço Sobre Ano Atípico de Gestão no Legislativo

por Juliana Teixeira de Melo publicado 27/12/2021 14h35, última modificação 27/12/2021 15h08
Retrospectiva 2021

Dias antes de terminar o exercício de 2021, o presidente do Legislativo de Timóteo, Luiz Perdigão falou sobre o período atípico de crise mundial em que iniciou a sua gestão na Casa. Perdigão já esteve como gestor da Câmara por um período curto, entre maio e julho de 2018, e em situação mais tranquila. Nessa nova jornada como responsável pelo Legislativo, a experiência foi inédita, afinal coincidiu com um período de pandemia. O setor da saúde se viu em colapso pela intensa demanda de internações em leitos de UTI e falta de aparelhos, e o setor da economia sendo afetado pela restrição de circulação de pessoas. Empresas fechando as portas e aumento do número de desempregados… Muitos municípios decretaram estado de calamidade pública.

Na esfera institucional, Perdigão comentou sobre tais questões como gestor de um órgão público que não podia parar. “Pegamos um período difícil e que se agravou com o aumento do número de infectados, inclusive aqui na nossa Casa Legislativa, e aí fechamos mesmo as portas por mais de um mês, ficamos então com grande parte dos servidores em home office. E foi difícil: se você fecha falam mal. Se não fecha, perigo à saúde. Como perdemos nossa vereadora (Conceição do doutor Tadeu, em março), foi um momento ainda mais complicado. Trabalhamos só com o administrativo de forma bem restrita durante um tempo. Aos poucos as coisas foram se ajeitando e como precisávamos continuar com os trabalhos, realizamos testes para nossos servidores, e então, quando foi constatado a integridade da saúde de todos, pudemos reabrir as portas da casa com restrições e em sistema de revezamento entre os servidores”, observou o presidente.

Os trabalhos não podiam parar e os vereadores deram prosseguimento como mediadores e fiscalizadores em questões complexas, seguindo as normas de segurança à saúde. “Tivemos comissões especiais importantes esse ano como a que tratou das questões da Copasa, da Autotrans, da Fipe, do IPTU da Aperam e da compra do imóvel do hospital Vital Brazil. Trabalhamos como mediador e aqui na Câmara é onde acontece o aval final das decisões tomadas, ou seja, aqui tem uma enorme responsabilidade em cima do que é de interesse público”, ressaltou.

Dentre as matérias de interesse público aprovadas no nosso plenário esse ano, destaco a complexidade do projeto que aprovou mudanças no Código Tributário que mesmo com a audiência pública para a discussão e esclarecimentos, houve um período desagradável pois notícias distorcidas divulgadas sobre o assunto geraram má interpretação na sociedade. Infelizmente a interpretação nos parece é de que fazemos de acordo com nossas vontades, mas na realidade não. Muitas posições firmes e necessárias são porque estamos vendo lá na frente, e ainda somos denominados como truculentos, infelizmente. Conseguimos uma nova legislação tributária no município que era uma orientação do Tribunal de Contas do Estado. Temos um orçamento que é real e não é brincadeira lidar com receita e despesas”, explicou.

Em um ano em que a Câmara recebeu demandas de projetos importantes como a matéria do acordo para o fim do litígio de anos entre a Aperam e o Município, como a do Código Tributário, entre outras, a preocupação maior da mesa diretora era de que poderia existir um falso entendimento que os vereadores estariam trabalhando contra a população. “Nós estamos sempre com foco no bem estar do cidadão. A questão é que muitas vezes temos que agir como um pai que desagrada o filho e não o consegue fazer entender sobre aquela decisão. O bem público tem que ser gerido com honestidade porque aqui por exemplo passa cerca de R$ 1 milhão e 300 mil e esse dinheiro não é meu. Estamos aqui para fazer por eles: fiscalizar, legislar e gerir”, pontuou.

Pontos positivos

Na análise do presidente da Câmara, o período difícil também trouxe coisas boas para a instituição. Foi necessário pensar em um novo jeito de oferecer os serviços do Legislativo para a população, mantendo como foco principal a transparência. As reuniões, audiências públicas e processos de licitação foram transmitidos pelo canal oficial no youtube, ao vivo, permitindo o acompanhamento por parte do público, já que o plenário estava fechado seguindo o protocolo de distanciamento social. Foi aberto canais de comunicação por whatsapp para todos os setores da Câmara.

“Foi possível transformar a Câmara no modo de trabalhar e servir. Interessante que foi possível notar que o ser humano se aproximou de alguma forma para ajudar, num período que era preciso justo o contrário: o afastamento físico. Os servidores contribuíram na questão de aceitar a imunização e aí então foi possível como gestor começar a reabertura da Câmara  e a convivência foi voltando devagar”.

Futuro

Luiz Perdigão falou ainda sobre as perspectivas para 2022. “O ano de 2021 foi desafiador porque não sabíamos o que vinha lá na frente. O que tínhamos de fato eram incertezas. Tomamos decisões entre a técnica e a emoção e enfim as coisas foram melhorando. Seguimos trabalhando em projetos bons para a nossa cidade… E hoje temos a felicidade de finalizar esse ano com a Casa melhor em termos de infraestrutura, com a questão da saúde controlada e os aprendizados. Os riscos nos trouxeram muitos aprendizados também. E para o próximo ano temos bons projetos em andamento para o desenvolvimento da instituição como a reabertura da Casa de Memória, a reforma do novo prédio que vai abrigar o CAC no centro para atender melhor a população, com mais conforto e mais serviços e ainda a retomada da realização do concurso público”.