Pandemia – Período de Adaptações para Todos

por Juliana Teixeira de Melo publicado 27/12/2021 15h00, última modificação 27/12/2021 16h27
Retrospectiva 2021

No Brasil, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada em janeiro, em alguns estados, e foi se expandindo. Em Timóteo, a aplicação da primeira dose foi iniciada em fevereiro, em uma idosa de 109 anos. Daí para frente, o município foi seguindo o Plano Nacional de  Vacinação que tinha divisão por fases, de acordo com os grupos prioritários.

Em meados de março a situação ficou mais complicada e o governo estadual  determinou a todas as cidades do estado na Onda Roxa do Minas Consciente, as medidas mais restritivas para conter o avanço do Coronavírus. A medida foi tomada em razão do grave momento da pandemia do Coronavírus por qual passa todas as regiões do estado, com o quase colapso do sistema de saúde.

Nesta fase mais rígida do Plano Minas Consciente só é permitido o funcionamento de serviços considerados essenciais e há restrição na circulação de pessoas, que só poderão sair de casa para atividades essenciais, desde que não esteja com nenhum sintoma de gripe (neste caso, só é permitida a saída para consulta médica). Pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado, são proibidas. Também há proibição quanto à realização de eventos públicos ou privados, e de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não moram na mesma casa. Além disso, cirurgias eletivas estão suspensas e barreiras sanitárias e de vigilância devem ser implantadas. Bares e restaurantes só podem funcionar por delivery.

Devido a essa situação, a Câmara instituiu ambiente virtual de deliberações no Legislativo, e algumas reuniões puderam acontecer em ambiente virtual (remotamente),  durante o período de medidas restritivas da pandemia. O objetivo foi o de preservar vidas. As reuniões foram transmitidas por meio do canal da Câmara no youtube para que a população pudesse acompanhar de forma transparente as atividades da Casa.

Nesse período,  alguns vereadores e servidores da nossa instituição testaram positivo para Covid-19. Alguns que mantiveram sintomas leves da doença, precisaram apenas de tratamento domiciliar. Entretanto, mais tarde, a Câmara de Timóteo sofreria uma perda com essa doença nova e complexa: a vereadora Conceição do Doutor Tadeu teve que ser entubada e após complicações no seu quadro respiratório, veio a óbito, no dia 29 de março. Conceição do Doutor Tadeu exercia seu primeiro mandato como vereadora e tinha um extenso currículo de atuação na área social. Ela foi casada com Tadeu Damásio dos Reis e deixou cinco filhos e duas netas. Na nossa instituição, dos 122 servidores ativos, 32 contraíram a Covid-19. Entre os vereadores o número de infectados pelo Coronavírus atingiu mais da metade (60%): dos 15 parlamentares, nove foram acometidos pela doença.

No mês seguinte, em abril, o presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão marcou presença em um momento importante para o município: a solenidade de entrega de 10 leitos de terapia intensiva no Hospital e Maternidade Vital Brazil. A cerimônia simbólica foi restrita a poucas pessoas, realizado em área aberta, devido às questões de segurança em relação ao Coronavírus. Com esses dez leitos, Timóteo passou a contar com um total de 20 leitos de UTI, especificamente para pacientes com Coronavírus, acumulando o dobro em relação ao total anterior.

A situação da pandemia começou a dar sinais de melhora de maneira geral. Em maio, devido a uma queda considerável da ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19,  Timóteo passou para a “Onda Amarela” com regras mais flexíveis para a população. Em face da reclassificação da microrregião de Saúde, a qual Timóteo faz parte, para a “Onda Amarela” foi possível, por exemplo, a ampliação do horário comercial em toda a cidade. Os eventos e celebrações religiosas voltaram a ser realizados com regras específicas. O uso de máscara de proteção facial sobre a boca e o nariz em todos os espaços públicos ou privados de uso coletivo, continuou sendo obrigatório na cidade.

No mês de junho, a Câmara de Timóteo pode então comemorar o Dia Nacional da Imunização, em face de seus servidores terem optado por receber o imunizante necessário para conter a pandemia do Coronavírus. A data foi lembrada no Legislativo para chamar a atenção para a importância dessa atitude. Entendendo a importância da imunização, os servidores e vereadores,  à medida que se encaixavam nos grupos de prioridade, optaram por se vacinar. Cabe ressaltar ainda que as vacinas não só protegem as pessoas que as recebem, mas também as pessoas que não receberam a dose do imunizante. A vacinação é uma responsabilidade individual, mas tem grande impacto coletivo. Se você se vacina, está se protegendo e também protegendo as pessoas que não estão vacinadas.