Nota de esclarecimento

por Leonardo Torrezani publicado 22/05/2023 18h20, última modificação 22/05/2023 18h34

Na última quinta-feira (18/05), o portal de notícias Vox 97, publicou a matéria “Vereador usa dinheiro público para reunião partidária”, na qual constava a informação de que o vereador Thiago Torres fez uso de diária de viagens de forma irregular. A matéria afirmou ainda que foi realizada uma consulta no Portal Transparência da Câmara de Timóteo, e que foi verificada a realização de viagem realizada pelo vereador para fins partidários.

A respeito da viagem citada na reportagem, realizada no dia 18/03/2022, cuja diária foi de R$179,66, a Câmara de Timóteo esclarece que o valor da diária foi restituído integralmente pelo vereador Thiago Torres, conforme comprovante de depósito, recibo e anulação de empenhos anexados.

Tais dados (que constam nos documentos abaixo) também estão disponíveis no Portal Transparência da Câmara. Contudo, conforme atesta o laudo da empresa responsável pelo sistema de gestão utilizado pelo Legislativo (também em anexo), o relatório sobre as diárias da viagem em questão apresentou inconsistência no campo “anulação/valor anulado”, de forma que tal informação não ficou disponível para visualização.

Desta forma, as diárias pagas e que foram anuladas devido à devolução integral do valor recebido pelo vereador Thiago Torres (R$179,66) não apareceram quando da realização da consulta no Portal Transparência pelo Vox 97. A Câmara de Timóteo solicitou a correção da inconsistência no Portal Transparência e o acesso já está normalizado.

A Câmara de Timóteo preza pela transparência, respeitando a legislação e o direito de todos - população, imprensa - ao acesso às informações pertinentes à gestão. Pedimos desculpas pela inconsistência no sistema que gerou a indisponibilidade temporária dos dados.

Laudo da empresa Ases gestão pública

Processo de devolução de diária