Investimento em Infraestrutura e Pessoal

por Juliana Teixeira de Melo publicado 27/12/2021 15h05, última modificação 27/12/2021 16h26
Retrospectiva 2021

O ano de 2021, apesar de ser um período complexo para a economia mundial, a gestão do Legislativo de Timóteo, por meio de esforços centralizados em ações focadas em economia dos recursos públicos, conseguiu ainda sim investir em melhorias para a Casa e para os servidores.

Em abril, a Câmara deu início ao processo de inovação na forma de atendimento ao público. Devido ao período difícil da pandemia, com a premissa do distanciamento social e, pensando sempre em desenvolver ações que aproximem o Legislativo da população, os setores de comunicação e tecnologia da Câmara Municipal de Timóteo criaram mais um canal de interação com a população: o whatsapp! Com atendimento totalmente automatizado, a nova ferramenta possibilitou o acesso a informações e serviços oferecidos pela Casa Legislativa, aumentando a interação institucional com a comunidade.

Nesse mês, pensando na segurança dos servidores, vereadores e dos visitantes, a Câmara promoveu uma dedetização da sede e anexo da Câmara, além do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). Os procedimentos, solicitados pela Mesa Diretora da Casa, visaram garantir a segurança sanitária do ambiente e a saúde das pessoas.

Em agosto, a Câmara tinha conseguido acumular saldo positivo e então pôde antecipar a primeira parcela do 13º para os cerca de 120 servidores da Casa. O presidente do Legislativo levou em consideração que o orçamento de muitas famílias brasileiras foi afetado pela pandemia e ainda, que com esse aporte nos salários dos servidores, o comércio também seria beneficiado com o aumento do consumo, movimentando a economia da cidade. O aval da Contabilidade e da Controladoria foi possível graças à uma gestão pautada na economia. Entre as ações que promoveram essa economia estão a redução dos cargos de confiança, substituição das linhas telefônicas fixas por linhas móveis e também as adequações no sistema de gestão pública do Legislativo.

Nesse mesmo mês, a Câmara também deu início à implantação de um projeto com foco na economia e modernização da Casa Legislativa: a implementação de ações para reduzir a quantidade de papéis e impressões, substituindo documentos impressos pela versão digital.