Impostômetro municipal é aprovado em primeira votação pela Câmara de Timóteo

por Leonardo Torrezani publicado 09/02/2022 19h52, última modificação 09/02/2022 19h52

Impostometro municipal

Por 11x0, os vereadores de Timóteo aprovaram em primeiro turno o projeto de lei nº 4.398, que determina a divulgação, pela Administração, dos tributos arrecadados pelo município, bem como os impostos oriundos de transferências - obrigatórias e em caso de calamidade pública - da União e do Estado.

A matéria, de autoria dos vereadores Professor Ronaldo, Vinicius Bim e Geraldo Gualberto, foi aprovada na primeira reunião ordinária de 2022, realizada nesta quarta-feira (09). “É uma ferramenta inovadora e possibilitará que a população saiba como os recursos estão sendo aplicados pela Administração Municipal”, defendeu o vereador Adriano Alvarenga.

Abertura das atividades legislativas

A reunião também contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Timóteo, Douglas Willkys e José Vespasiano, que participaram da abertura da sessão. Em seu discurso, Douglas ressaltou a atuação dos vereadores na busca de recursos, por meio de emendas parlamentares, que estão possibilitando a realização de obras em Timóteo, muitas esperadas há muito tempo pelos moradores. O prefeito reiterou a importância da harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para a construção da cidade.

Já o presidente da casa, Luiz Perdigão, destacou em seu discurso a importância da chegada das vacinas em 2021 e o quanto elas são importantes para que em 2022, a cidade de Timóteo, bem como todos os demais municípios do país, retomem sua rotina.

Novidade

Nesta primeira reunião, também foi inaugurada a votação eletrônica. O Plenário passou por uma reforma e conta agora com equipamento de multimídia que também será utilizado nas votações.

A tecnologia, que dará mais transparência ao processo legislativo, é fruto de uma parceria da Câmara com o Senado Federal. Através do programa Interlegis, ferramenta que faz a  transferência de tecnologia e ações de capacitação para as casas legislativas, a Câmara de Timóteo agora utiliza a ferramenta SAPL-R, que proporciona a projeção do painel eletrônico de votação. De acordo com o presidente da Casa, Luiz Perdigão, esta foi uma solução encontrada pela equipe do Legislativo para economizar. “O primeiro sistema que nos foi apresentado custa aproximadamente R$135 mil”, ou seja, com a utilização do sistema gerido pelos próprios servidores da casa, tivemos uma economia da ordem de R$110 mil”, explicou.