Comissão especial da Câmara intermedia impasse relativo a doação de terreno ao Instituto IPÊ

por Leonardo Torrezani publicado 25/04/2022 08h55, última modificação 25/04/2022 09h39

A comissão especial da Câmara de Timóteo constituída para intermediar as discussões acerca da doação de um terreno - localizado no Eldorado - pelo município ao Instituto Presbiteriano Êxodo (IPÊ), se reuniu na tarde desta quarta-feira (20/04), com representantes da Associação de Moradores do bairro e o secretário municipal de Governo e Comunicação Social, Ângelo Ribeiro.

Em pauta, a entrega, ao secretário municipal, de duas contrapropostas com terrenos alternativos daquele proposto pela Prefeitura, conforme o projeto de lei 4.387, que tramita na Câmara de Timóteo. As opções apresentadas serão analisadas pelo Executivo Municipal. Conforme consta nas propostas, ambas satisfazem tanto o Instituto IPÊ quanto a Associação de Moradores.

Entenda

O terreno que menciona o PL 4.387 está localizado na avenida 15, e conta com uma área total de 2.097,37m². Contudo, conforme a assessoria parlamentar do vereador Gualberto, que preside a comissão especial, a Associação de Moradores do Eldorado é contra a destinação desta área em específico para o Instituto IPÊ, tendo em vista que já havia a expectativa de construção de uma praça no mesmo local.

Desta forma, dado o impasse, a Câmara de Timóteo, com o intuito de mediar a situação, instituiu uma comissão especial, que tem como membros efetivos, além do vereador Gualberto (presidente), os vereadores Vinícius Bim (relator) e Pastora Sônia. Já a suplência ficou com Adriano Alvarenga, Raimundinho e Professor Ronaldo.

De acordo com Gualberto, a expectativa é que se consiga chegar a um consenso que atenda o interesse de todos. “O objetivo da comissão é reunir os interesses das partes, para chegar a um denominador comum. Foram apresentadas novas propostas ao Executivo, de forma que consigamos atender a reivindicação antiga dos moradores, mas também à necessidade do Instituto IPÊ, que desempenha um excelente serviço”, explicou o vereador.

Instituto IPÊ

Desde sua constituição, em 2012, a principal atividade desempenhada pelo Instituto IPÊ é o acolhimento de crianças e adolescentes de Timóteo, serviço que é monitorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e, em nível federal, pelo Ministério da Cidadania. O instituto conta com o apoio da Vara da Infância e Juventude de Timóteo e, desde o ano de 2015, vem se movimentando junto à Prefeitura na busca de um terreno para construção de sua sede. Atualmente, o IPÊ funciona em um imóvel alugado.