Casa de Memória participa da Festa da Criança, na Praça 01 de Maio

por Sabrina Costa Dias publicado 11/10/2022 22h40, última modificação 11/10/2022 22h40

Quem for à Praça 01 de Maio na manhã desta quarta-feira (12/10), encontrará muito mais que diversão e lazer: poderá conhecer um pouquinho da história de Timóteo, desde o início de sua construção, por meio de fotos, objetos e outros artefatos.

É que a Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo de Timóteo, por meio do projeto Casa de Memória Itinerante, levará parte do acervo de sua exposição permanente  para apreciação dos visitantes. O projeto integra a programação da Festa da Criança, que será promovida pela Prefeitura de Timóteo nesta quarta, de 08 às 12h.

Além do acervo, as pessoas que passarem pelo estande da Casa de Memória poderão conhecer um pouco mais sobre o espaço de cultura, e sua importância para a cidade.  O Casa de Memória Itinerante é um dos projetos inscritos no evento 16ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Casa de Memória

A Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo de Timóteo nasceu em 2004. O espaço, administrado pela Câmara Municipal de Timóteo, promove a formação cultural e a valorização da memória de Timóteo, por meio da exposição permanente que conta a história do município, desde os seus primórdios.

Devido a problemas estruturais, o espaço precisou ser fechado em 2019. Após a realização das reformas necessárias, a Casa de Memória foi reinaugurada em maio de 2022. Além da exposição, outros projetos também são desenvolvidos, como Visita ao Museu, Café com Memória, Sarau Colonial e Casa de Memória Itinerante. O local também é um espaço para estudos, pesquisas e inclusão digital.