Câmara de Timóteo renova convênio com Interlegis, do Senado Federal

por Juliana Teixeira de Melo publicado 12/11/2021 11h35, última modificação 12/11/2021 13h12

Na manhã desta quinta-feira (11/11), na sede do Interlegis, em Brasília/DF, Fabio Azevedo (Procurador Geral), Elias Lopes (Diretor Geral) e Daniel Almeida (Controlador Interno), servidores da Câmara, participaram de uma reunião com o coordenador geral do Interlegis, Luiz Fernando Pires Machado. Em pauta, a renovação do convênio com o Legislativo de Timóteo.

Conforme Daniel Almeida, o convênio não tem quaisquer ônus para a Câmara, não há prazo determinado para sua vigência e poderá ser renovado a qualquer momento. “O convênio está em processo de renovação, estamos aguardando a análise Jurídica do Senado para verificar se há necessidade de algum aperfeicoamento”, explicou.

Atualização

Um grande benefício do convênio é o apoio do Senado na atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal. “Os profissionais do Senado trabalharão em conjunto com nossos vereadores e servidores. Inicialmente, faremos oficinas on line com os técnicos de Brasília, para que eles entendam o que a Câmara deseja melhorar nestas normas jurídicas”, pontuou Azevedo.

Qualificação

O Interlegis é um programa do Senado Federal que visa fortalecer o Poder Legislativo, estimulando a modernização e a integração das Casas Legislativas, por meio da transferência de tecnologia e capacitação dos servidores e vereadores.

São diversos cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional relacionados ao ambiente legislativo, oferecidos gratuitamente, tanto de forma on-line quanto presencial. “O convênio vai abranger todos os cursos oferecidos pelo Interlegis e o servidor poderá se capacitar de acordo com o cargo que ocupa na Casa”, destacou Elias.

Painel eletrônico

O apoio à implementação do painel eletrônico na Câmara de Timóteo foi outra pauta discutida durante a reunião desta quinta. “O Interlegis vai disponibilizar um treinamento aos servidores para utilização do software de votação”, esclareceu Fábio Azevedo. A implantação do painel eletrônico, além de modernizar, vai dar mais transparência à votação em Plenário.