Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo promove "Café com Memória"

por Leonardo Torrezani publicado 04/08/2022 12h55, última modificação 04/08/2022 12h54

Tomar aquele cafezinho da tarde ouvindo histórias antigas, em um lugar no qual se respira a história. Este é o Café com Memória, evento que foi realizado pela Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo na tarde desta quarta-feira (03).

Contando com um seleto grupo de personalidades que marcaram a história da cidade e também da antiga Acesita (hoje Aperam South America), o Café com Memória reúne pessoas que possam enriquecer o acervo da Casa por meio de relatos, fotografias e documentos.

Um dos convidados foi o professor Nilson Guedes, vereador de Timóteo na 5ª e 7ª Legislaturas (anos 90) e também presidente da Câmara. Para ele, o encontro com amigos antigos é uma viagem no tempo. “Há uma frase que diz que onde tem memória, tem vida. Então, hoje estamos revivendo o passado e escutando histórias edificantes”, pontuou.

Quem também esteve presente no Café com Memória foi o presidente da Câmara, Luiz Perdigão. “É um encontro importante porque reúne pessoas que podem contribuir com informações ou objetos sobre a construção de Timóteo. O que nós queremos é resgatar a história e a cultura de nossa cidade, para que as pessoas possam saber como ela foi desenvolvida”, observou Perdigão.

Conforme explicou Tão Lana, coordenador do espaço, o objetivo principal do encontro é dar fundamento àquilo que é material de pesquisa para os alunos da escola de Timóteo. “Lendo os acervos, a gente percebeu que há algumas informações divergentes. E esta é uma oportunidade de tirarmos essas dúvidas, até porque quase todos os envolvidos na época da construção da cidade estão aqui representados por filhos, netos”, ressaltou.

Além de esclarecer alguns fatos, o Café com Memória contribui com a formação do acervo da Casa de Memória. “Fazemos com um número máximo de 10 convidados porque quando o assunto deslancha, fica difícil parar a conversa. Sai muita coisa boa, muitas informações que a gente não tem”, comentou Tão Lana.