Alunos do 5º ano do Genoma visitam Casa de Memória

por Sabrina Costa Dias publicado 08/09/2022 16h15, última modificação 08/09/2022 16h15

Aprender sobre o passado do município no qual se vive pode trazer muita surpresa, tal qual uma aluna do 5º ano da escola Genoma teve ao conhecer um pouco mais sobre a construção de Timóteo. “Existiram índios aqui?”, essa foi a pergunta que ela fez à historiadora da Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo, Sidneiva Paiva, durante a apresentação da exposição sobre a história de Timóteo.

“Nossos alunos conseguiram perceber a evolução. Primeiro foram os  índios, depois o início da construção da nossa cidade. A história não está tão longe da gente”, pontuou Silvia de Resende, coordenadora pedagógica do Genoma. “Eles estão trabalhando em um projeto sobre a história de Timóteo, desde os primórdios, passando pela emancipação até os dias atuais. E na Casa de Memória elas puderam vivenciar isso, puderam ver como eram as construções antigas, os prefeitos que administraram a cidade”, contou.

A turma do 5º ano esteve na Casa de Memória na última terça-feira (06), dentro do projeto “Visita ao Museu”, que consiste em uma visita monitorada à exposição, composta por um vasto acervo de fotos e documentos, galeria de prefeitos, além de vários objetos antigos.

E justamente estes objetos foram o que fizeram mais sucesso entre a criançada. Telefones de disco, máquinas de costura, máquinas de escrever, entre outros, despertaram muita curiosidade e interesse. Maria Eduarda Pizani, de 10 anos, se encantou pela vitrola. “É um item que aparece em filmes e séries dos anos 80 que eu assisto. Foi muito legal ver uma tão perto! Também gostei da máquina de escrever, que é bem parecida com os teclados dos computadores. É legal ver como as coisas foram evoluindo”, destacou.

Outro aluno que gostou da visita à Casa de Memória foi João Lorenzzo Santos, de 10 anos. “Eu acho muito interessante ter um ponto histórico tão perto de onde eu moro. Aqui tem vários resquícios da história da nossa cidade. Esse lugar tem uma importância histórica gigantesca não só para Timóteo, como para toda a região, já que conta a história do Vale do Aço”, observou.

Visitas

A exposição sobre a história de Timóteo é permanente e voltada não apenas para as escolas, mas para toda a comunidade. Ela pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 08 às 17h. A Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo está localizada à rua Mateus de Araújo Silva, 149, São José.