Denuncia

por Ouvidor Legislativo última modificação 29/08/2025 17h01

Meu nome e Renata Aparecida Soares Assis, quero relatar aqui, o acorrido que aconteceu comigo ontem dia 05/08/25, na unidade do CIAC que fica no bairro Recanto Verde. Estive na unidade à alguns dias atrás pra fazer agendamento de passaporte e também de carteira de identidade, no primeiro dia que estive na unidade pela manhã, só chegar encontrei com a servidora responsável pelo atendimento do lado de fora alando ao telefone, conversando sobre receitas, comidas e assuntos do tipo, ela falava e ria bem alto por isso dava pra saber o que estava falando. Eu depois de ficar alguns minutos assentada aguardando enquanto ela falava só telefone, fui até ela e perguntei se ela poderia me atender, porque eu também teria que voltar pro serviço. Ela parece não ter gostado, e já vei me atender com má vontade. Me tratou com um pouco ríspida, mas até aí tudo bem. Ela fez os agendamentos pra mim, eu ainda questionei sobre o agendamento das carteiras de identidade que rea pra minhas duas filhas, ela falou que era um protocolo só, e as Duas poderia ir no mesmo dia que ia ser feito as identidades. Então no dia marcado minhas filhas foram e uma conseguiu fazer e a outra não, não tinha nada marcado. Mesmo assim eu fiz o agendamento por outro local e ficou resolvido essa parte. Mas com relação aos passaportes eu paguei as três guias que a servidora emitiu pra mim e na hora que entro no saite da polícia federal pra agendar o passaporte eu vi que ,quando eu digitava o protocolo do passaporte do meu marido aparecia o nome de uma mulher, eu tentei várias vezes e dava a mesma coisa, eu cheguei consultar o CPF dele na receita federal para ver se tinha algo de errado, mas estava tudo certo. Então eu voltei a unidade do CIAC na sexta-feira dia 01/8/25 tá tentar resolver, só que a servidora Meire, que tinha feito o agendamento não estava e fui orientada pelo Douglas que me atendeu prontamente e me pediu pra voltar na segunda e assim eu fiz. Quando cheguei ontem a unidade a servidora Meire, estava atendendo um rapaz, e quando eu me sentei na cadeira em frente a ela, a mesma já veio falando assim, há você e a menina do passaporte né? Com um tom meio alterado. Eu disse sim, deu problema na marcação do passaporte do meu marido, e eu preciso resolver pra agendar a data. Ela falou vou ver se dá pra ligar na polícia federal, e ela ligou duas vezes e disse assim, eles não atenderam. Aí quando eu perguntei mas e agora?como vamos resolver isso ? Ela ficou alterada e empurrou os papéis pra mim, e falou que se eu quisesse era pra eu ir na polícia federal e resolver lá, que o documento era meu então quem teria que consertar era eu. Mais uma vez eu falei pra ela o erro foi aqui, eu só quero resolver , porque eu não posso sair do meu serviço pra ir lá não. Ela começou a falar mais alto ainda e disse que se eu não quisesse ir o problema não era dela , que eu mandasse meu marido ir, já que o erro era no passaporte dele mesmo. E antes disso ela quis jogar a culpa no servidor Douglas,uma vez que ele ajudou ela na marcação. Aí eu falei pra ela , mas foi você que agendou esse aí ela ficou transtornada, se levantou, e começo a me xingar, de nogenta, chata, insuportável, horrorosa e disse que desde o primeiro dia que eu fui lá ela já não gostou de mim. Eu perguntei pra ela, porque você está gritando comigo? Aí mesmo que ela gritava, chata, nogenta, insuportável, vai embora mesmo,aí eu fui me afastando para porta, aí ela gritava ainda mais, eu falei pra ela muito feio você como servidora tratar alguém assim. Ela foi pra fora e continuou me xingando na rua , eu já na calçada com pessoas passando no local, eu fiquei sem reação, comecei a chorar ,virei as costas e ela gritava pode reclamar de mim eu sou concursada, meu nome e Meira, liga lá na ouvidoria. Se quiser pode reclamar com o presidente da Câmara ou com quem você quiser eu sou concursada gritando alto do lado de fora, o servidor Marco Aurélio que trabalha lá e o outro funcionário que eu não sei o nome presenciou toda a cena. Eu fiquei muito nervosa, minha pressão subiu, eu quase não consegui trabalha o resto do dia. Depois quando voltei do almoço fui procurada pelo gerente da unidade, que foi no meu trabalho pessoalmente se desculpar e entender o que aconteceu e se prontificou em resolver o meu problema.

: 05/08/2025 16h00
: Denúncia
: Ouvidoria
: 20250805160028
: Aceito

Respostas

1

: ouvidoria
: 29/08/2025 17h01
: Aceito

   
  olá Renata, tudo bem ?

 Sua Solicitação foi encaminhada para o Superintendente do Ciac Matheus Samora,segundo ele a sua
 demanda já foi Resolvida.

 


    Atenciosamente.
 

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento