Memória de Timóteo

por tmt publicado 18/06/2015 13h30, última modificação 18/12/2015 12h12
Fatos Históricos sobre a Cidade

Timóteo - O coração da história de São Sebastião do Alegre


A pluralidade de atrativos turísticos no Município de Timóteo não é desconhecida. Timóteo tem hoje uma política voltada para o desenvolvimento do turismo sustentável, e descobrir essa pluralidade de atrações é um convite que fazemos aos visitantes e turistas do Brasil.

Serras, montanhas, picos, nascentes, cruzeiros, parques florestais, festas populares, museu, carnaval, romarias, artesanato, bandas, danças folclóricas, capoeira, hotéis, pousadas, bares, botecos, restaurantes, clubes sociais e de serviços e uma variedade de expressões artísticas complementam essas atrações com a existência de um povo hospitaleiro e solidário, que valoriza e preserva sua história e uma cultura rica e diversificada seja na cidade ou nos arredores.

Timóteo, que um dia foi cenário de vida dos botocudos às margens do rio Doce e Piracicaba, na densidade do Parque Estadual do Rio Doce, e também obstáculo natural para os colonizadores, se transforma numa bela página de sua história consciente do seu papel importante na história do Vale do Aço. Descobrir Timóteo é um convite ao bom gosto onde se reconhecerá ser preciso retornar tantas vezes quanto o espaço cultural de sua bagagem permitir e exigir. Eles conhecerão os circuitos turísticos, com a originalidade de cada um, conhecendo as diversidades do lugar, buscando na atividade turística seu desenvolvimento sustentável e também o pleno exercício da cidadania. Com a criação da Casa de Memória e Pesquisa, Inaugurada dia 29 de abril de 2004, a história do município passa a ser memória de todos nós.

 

*Suely Itamar Santiago Silveira