Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo de Timóteo

por tmt publicado 25/06/2015 12h15, última modificação 09/11/2022 16h07
"A história de nosso povo é a memória de todos nós"

A Casa de Memória e Pesquisa é um espaço que abriga e protege o acervo da construção e evolução do município de Timóteo. Um espaço de resgate, valorização do patrimônio cultural, aprendizado e interação com toda comunidade. É aberto para visitas, estudo de acervo histórico das administrações e pesquisas bibliográficas. A Casa oferece apresentações culturais, exposições, concursos, cantatas, palestras, seminários, cursos, pesquisas e visitas guiadas.

Diante do cenário atual em que as pesquisas são feitas no ambiente eletrônico, com um clique sem precisar sair de casa, nas telas do computador e do celular,  a Câmara tenta trazer a população para um local físico, que contém um acervo histórico onde se possa ver de perto, contemplar, conversar sobre a história da cidade e das pessoas que aqui nasceram, viveram e contribuíram para o desenvolvimento do município.

O local recebe um público bem diversificado: estudantes, ex-moradores, ex-prefeitos e população em geral. Uma parte do público são pessoas que não tem intimidade com os dispositivos tecnológicos e nem querem ter! Pessoas de outra época que fazem questão de ir no local, ver e sentir a história, ao vivo.

A Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo fica numa das mais antigas edificações da cidade: a casa foi construída no ano de 1922 pelo primeiro pedreiro da cidade, sendo sua moradia e posteriormente de outras pessoas que compraram o imóvel.

Como espaço público, se tornando a Casa de Memória, foi inaugurada décadas mais tarde, no dia 29 de abril de 2004, em comemoração aos 40 anos de emancipação política da cidade de Timóteo.

O imóvel se mantém com a estrutura original até hoje, inclusive com as marcas de seus períodos de deterioração. Por ter que passar por adaptações de infraestrutura, a Casa de Memória ficou fechada por três anos, sendo reinaugurada em maio deste ano (2022), podendo então retornar com suas atividades à serviço da população.

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Café com Memória

O projeto Café com Memória surgiu da necessidade de reunir pessoas da comunidade que contribuíram para a evolução do município e que, através de relatos, fotos e  artefatos, possam contribuir com os arquivos de pesquisa da Casa. É um momento também de visitação, interação e descontração dos envolvidos.

Casa de Memória Itinerante

O projeto Casa de Memória Itinerante, tem como objetivo levar ao conhecimento da população a importância e utilidade do espaço, através de banners explicativos, artefatos que compõem o acervo e material de pesquisa para apreciação dos visitantes. Geralmente é disponibilizado concomitante com festas e comemorações de escolas, cidade ou outro evento que é solicitado.

Sarau Colonial

O Sarau Colonial é um teatro interativo realizado em parceria com as escolas.  O objetivo é tornar o conteúdo estudado lúdico, utilizando vestes, culinária, o espaço e mobiliário da Casa de Memória,  referentes ao assunto e período estudado.

Causos e Cantigas

O concurso de Causos e Cantigas surgiu da necessidade de reviver momentos de alegria, descontração e aprendizado que eram peculiares aos contadores de causos. Em Timóteo, essa tradição persistiu por muitos anos, sendo passada de pai para filho. O evento visa resgatar a tradição da contação de causos e ao mesmo tempo levar ao conhecimento do público jovem a importância deste legado.

Visita ao Museu

Com o objetivo de estimular o reconhecimento de objetos, fotos e documentos antigos que um dia fizeram parte da história da cidade e de seus habitantes, é oferecido às escolas e comunidade,  durante todo ano, a visitação monitorada. As visitas à Casa de Memória podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Concurso de Presépios

O presépio é uma expressão da cultura popular e ocupa um lugar de destaque no Natal da nossa comunidade. É uma manifestação cultural que valoriza e reforça a identidade e as tradições. O Concurso de Presépios tem como objetivo valorizar as tradições histórico-culturais e religiosas, fomentando, incentivando e valorizando a produção artística dos alunos, além de difundir o trabalho dos professores e a participação da comunidade.

Cantata de Natal

Com o objetivo de resgatar o verdadeiro espírito natalino, a Casa de Memória realiza, no mês de novembro, a Cantata de Natal com a apresentação do coral da cidade. Neste dia, acontece a entrega da premiação do Concurso de Presépios, exposição de artesanatos locais e barracas de comidas diversas.

Exposições Temporárias

Além da exposição permanente que conta artefatos, documentos e fotos  oriundos do século XIX e XX, a Casa de Memória realiza, durante todo ano, exposições temáticas acerca dos assuntos relevantes à comunidade. Na exposição são utilizados documentos, fotos, relatos e outros materiais pertinentes ao tema.

Venha nos visitar

Horário de funcionamento: 7h às 18h
Endereço: Rua Mateus Araújo Silva, n 149, Centro Sul, Timóteo/MG - Cep: 35182-034

E-mail: casadememoria@timoteo.mg.leg.br