Câmara de Timóteo lança Orçamento Participativo nesta quinta

por Comunicação Social publicado 21/11/2017 17h03, última modificação 21/11/2017 17h03

Em uma iniciativa pioneira, a Câmara Municipal de Timóteo fará na próxima quinta-feira (23/11) o lançamento do projeto Orçamento Participativo, cujo objetivo é dar oportunidade para que a população participe das decisões no que se refere à aplicação de parte do orçamento municipal de 2018. O evento será realizado no plenário do Legislativo, a partir das 19 horas.

Para o presidente da Câmara, Adriano Alvarenga, resgatar o Orçamento Participativo é de suma importância, uma vez que quem conhece a realidade de perto tem legitimidade para apontar as necessidades prioritárias do município. “A Mesa Diretora assumiu essa responsabilidade de trazer a população, as entidades para participarem efetivamente da elaboração do orçamento municipal do ano que vem. Entendemos que a participação da comunidade nas ações dos Poderes Executivo e Legislativo nos faz acertar mais. E nos motiva muito desenvolver esse trabalho, cientes de que as emendas que iremos apresentar virão da iniciativa popular, traduzem a vontade do povo”, ressaltou.

Como funciona

O Orçamento Participativo funcionará em uma plataforma online, no site da Câmara de Timóteo. Para participar, basta acessar www.timoteo.mg.leg.br, clicar no link do projeto, preencher um formulário de identificação e cadastrar no campo a proposta. É importante selecionar a qual área (educação, saúde, assistência social, obras etc) a sugestão está relacionada.

Para quem não tem acesso à internet, serão disponibilizadas formulários no hall do Legislativo. Da mesma maneira, será necessário preencher os dados pessoais, optar a área relacionada à proposta e deixar a sugestão. Tanto no site quanto pessoalmente, as propostas podem ser feitas do dia 24/11 até 05/12.

Todas as proposições inscritas pela população serão analisadas pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara de Timóteo e, aquelas que tiverem parecer favorável da comissão, serão encaminhadas para votação em plenário por todos os vereadores. As sugestões aprovadas serão incorporadas ao orçamento sob a forma de emenda. Podem participar pessoas que moram em Timóteo e que tenham 16 anos de idade ou mais.